TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Mercadinhos São Luiz: uma história de tradição e inovação no varejo cearense

Em 1967, após o falecimento do fundador, seu filho João Melo assumiu a responsabilidade de administrar o negócio

Compartilhe:
7 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

A trajetória de sucesso da rede de supermercados cearense Mercadinhos São Luiz teve início em 1926, quando o empresário Luiz Melo fundou a Casa São Luiz, uma pequena loja de atacado. Em 1967, após o falecimento do fundador, seu filho João Melo assumiu a responsabilidade de administrar o negócio. Conhecido por seus funcionários como “Seu João”, ele rapidamente modernizou os padrões da empresa.

Mercadinhos São Luiz: uma história de tradição e inovação no varejo cearense
Carrinho MSL / Foto: São Luiz

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em 1972, decidiu ingressar no varejo, inaugurando a primeira filial do Mercadinhos São Luiz na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza. Seu João sempre foi um líder inovador, acreditando que o sucesso do negócio dependia, sobretudo, da satisfação dos clientes, parceiros e, especialmente, dos colaboradores. Com o tempo, essa abordagem se mostrou acertada.

O que começou como uma modesta loja rapidamente ganhou popularidade, crescendo em qualidade, quantidade e tamanho. Com o esforço e a dedicação de sua equipe, o São Luiz abriu novas filiais e, a partir da década de 1980, consolidou-se como uma das maiores redes de supermercados cearenses, posição que mantém até hoje. Em 2008, após o falecimento de João Melo, a gestão foi transferida para seus sobrinhos, Severino Ramalho Neto e Fernando Ramalho, que já eram sócios da empresa desde o início daquela década. Os novos gestores têm trabalhado para perpetuar a cultura da empresa, integrando-a a estratégias modernas de gestão.

Atualmente, a rede conta com 29 lojas, distribuídas entre as bandeiras Mercadinhos São Luiz, Mercadão e Mini São Luiz, e emprega cerca de 3.500 funcionários, oferecendo aos cearenses uma experiência que une variedade, qualidade e conveniência. Sempre em busca de novos caminhos, serviços e produtos, tem se destacado por profissionalizar e humanizar ainda mais o atendimento, o que tem lhe rendido um público fiel. Fundamentado em valores como gente, confiança, união, simplicidade, transparência e aperfeiçoamento, o São Luiz atende seus clientes de maneira única, sempre com orgulho e satisfação, o que o diferencia pelo atendimento excepcional.

Com mais de 50 anos de atuação, o Mercadinhos São Luiz implementa mais de 150 iniciativas voltadas para o bem-estar de seus colaboradores, incluindo o Centro de Saúde Integral do Colaborador, colônia de férias para filhos dos funcionários, o projeto Bem-Casados, a Universidade Corporativa São Luiz e licença-maternidade estendida. Em 2013, a rede celebrou 40 anos no varejo com a inauguração do Espaço João Melo, um memorial que abriga fotos, prêmios e documentos, narrando a história da empresa de forma moderna e interativa. Localizado no escritório da empresa, na loja da Avenida Oliveira Paiva, nº 170, o Espaço João Melo permite aos visitantes conhecer detalhes da trajetória do São Luiz e de seu fundador, destacando o estilo único de atendimento e gestão que marcou a história da rede.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tecnologia e alta qualidade no atendimento

A tecnologia é uma aliada essencial na experiência proporcionada pelo Mercadinhos São Luiz. Os caixas de autoatendimento, ou self-checkout, estão disponíveis nas lojas para oferecer maior conveniência aos clientes que fazem compras rápidas, de até 15 volumes. Além disso, a rede disponibiliza um aplicativo que traz o universo das lojas para a palma da mão, com a vantagem de ofertas personalizadas, ajustadas ao perfil de cada consumidor. Por meio do aplicativo, é possível acessar o histórico de compras, deixar comentários sobre os produtos adquiridos, entrar em contato com o SAC e até mesmo obter cupons fiscais. Com funcionalidades como lista de compras personalizada e scanner para verificar promoções, o app foi pensado para tornar cada compra mais fácil e personalizada, fortalecendo o vínculo entre o São Luiz e seus clientes.

Dentro das lojas, a preocupação com alimentação saudável é evidente. Os clientes encontram uma ampla variedade de produtos na seção “Costume Saudável”, com opções que atendem desde alérgicos a veganos, incluindo ainda aqueles que procuram itens zero açúcar, chás, grãos, entre outros. A rotisserie do São Luiz oferece todas as refeições do dia, do café da manhã até a ceia, e também produtos como sushi e uma vasta gama de comidas prontas, seguindo a tendência do Grab and Go para quem tem um estilo de vida acelerado.

Ainda com foco na saudabilidade, destaca-se o Festival Costume Saudável, um dos maiores eventos de hábitos saudáveis do Brasil, que em 2024 chegou à sua décima primeira edição. O festival reúne oficinas, palestras, aulas e expositores e, nas últimas edições, atraiu cerca de 50 mil visitantes. Com foco na culinária gourmet, a rede também realiza o Festival Costume Gourmet, sempre buscando oferecer ao seu público momentos únicos, reunindo o melhor de cada segmento. Dessa forma, o São Luiz está sempre presente na vida dos seus clientes, proporcionando as melhores experiências.

Reconhecimento e inovação no mercado

Em 2023, a rede de supermercados cearense se destacou no mundo dos negócios ao alcançar um faturamento histórico de R$ 1,34 bilhão — um crescimento de 16% em relação a 2022 (R$ 1,16 bilhão). Nesse mesmo ano, o grupo ampliou o centro de distribuição que abastece as 29 lojas do Ceará. O resultado foi um aumento de 95% na capacidade de armazenamento. Com isso, a empresa dobrou o volume de expedição. A perspectiva é de que haja também um aumento de armazenamento de congelados e frios, com uma expansão de 300% e 220% da capacidade, respectivamente.

Em 2024, o Mercadinhos São Luiz foi eleito uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil na categoria grandes empresas (de mil a 9.999 funcionários), conquistando o top 3. No ano anterior, o São Luiz foi a melhor empresa do Brasil na categoria varejo e, neste ano, alcançou a terceira colocação entre todos os segmentos, o melhor resultado de uma empresa cearense no ranking nacional. A premiação é realizada pelo Great Place to Work (GPTW).

Diante de tantas conquistas, a rede planeja ampliar ainda mais suas atividades. A expectativa é expandir as bandeiras, sobretudo a Mercadão, para outras áreas da capital, além de aumentar a presença no interior do estado, chegando a 38 lojas até 2026.

Enquanto expande com vigor o modelo Mercadão, mas mantém as aberturas de seus Mercadinhos, o São Luiz investe em uma terceira bandeira: o Mini. Atualmente, há uma loja do segmento, localizada na Praia de Iracema. O empreendimento é focado no mercado de conveniência, e a rede São Luiz é a primeira grande empresa cearense do setor supermercadista a investir no negócio, que cresce rapidamente no Centro-Sul do Brasil com bandeiras locais e internacionais.

O investimento no formato Mini, que seguirá — pelo menos por enquanto — como a única do São Luiz, por se tratar de um modelo experimental, remonta ao início das operações do grupo, que começou como um pequeno mercadinho de bairro há 98 anos. Prova de que o legado do seu fundador ecoa fortemente e, mais do que isso, norteia os passos do grupo, com o cuidado e atenção às pessoas sempre em primeiro lugar.

Leia também |BSPAR: uma gigante cearense do mercado imobiliário

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.