PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe uso de animais para transporte de carga ou veículo

A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa, para os responsáveis.

Compartilhe
Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe uso de animais para transporte de carga ou veículo
Foto: GCMais

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza o uso de animais para tração de cargas ou veículos em casos que resultem em danos à integridade física do animal. A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa, para os responsáveis. A medida busca combater os maus-tratos ainda existentes em práticas ultrapassadas, especialmente nas áreas urbanas.

Apesar da criminalização, o texto aprovado permite o uso de animais em situações específicas, como esportes e lazer com cavalos (turfe, hipismo, equoterapia), no trabalho das forças públicas com montaria, e na agricultura familiar de subsistência — desde que observadas boas práticas de manejo. A ideia é preservar atividades tradicionais e culturalmente aceitas, sem abrir espaço para abusos.

Leia também: Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários

O relator da proposta, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), destacou que o transporte com tração animal já não representa um percentual relevante na matriz de transportes do país, o que reforça a necessidade de proteger os animais contra práticas desnecessárias e abusivas. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ao Projeto de Lei 176/23, de autoria dos deputados Delegado Matheus Laiola (União-PR) e Delegado Bruno Lima (PP-SP).

PUBLICIDADE

Ao contrário do projeto original, que previa a criminalização em qualquer situação, o substitutivo estabelece punição apenas quando houver danos físicos ao animal. A mudança visa equilibrar a proteção animal com a preservação de práticas legítimas e responsáveis que envolvem o uso de animais.

PUBLICIDADE

O texto também avança ao proibir a utilização de animais em apresentações de circo, malabarismos e espetáculos semelhantes — tanto presenciais quanto virtuais. Nesses casos, a pena será de reclusão de 2 a 5 anos e multa, podendo ser aplicada em dobro se houver morte do animal. Atualmente, esse tipo de proibição é regido por legislações estaduais, e o projeto busca estabelecer uma regra federal unificada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
Ceará
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
22 de out. de 2026 - 17:21
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
TECNOLOGIA
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
22 de out. de 2026 - 16:57
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
CARIRI
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
22 de out. de 2026 - 10:58