PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Zanin rejeita questões preliminares levantadas pela defesas na ação penal do golpe

Ministro afasta alegações de incompetência da Corte e suspeição de Alexandre de Moraes no julgamento

Compartilhe
Zanin rejeita questões preliminares levantadas pela defesas na ação penal do golpe
Foto: GCMais

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou questões preliminares levantadas pelas defesas dos réus da ação penal da tentativa de golpe de Estado em 2022, afastando alegações sobre a incompetência da Corte para analisar o caso; sobre suspeição do ministro Alexandre de Moraes para analisar o caso; sobre uma suposta violação ao princípio acusatório; e sobre um cerceamento de defesa.

Com relação ao cerceamento de defesa, Zanin lembrou dos tempos de advogado, avaliando que - ao contrário do que foi alegado pelas defesas - o trabalho dos advogados foi "facilitado" com o encaminhamento do material via link. "Todos somos juízes, mas me lembro que trabalhava com arquivos de 100 terabytes, sem disponibilização do link, trabalhando dentro de sala cofre da Polícia Federal", apontou.

Leia também: De Virgílio Távora a Elmano: quem foram os governadores do Ceará nos últimos 60 anos

Zanin destacou ainda que todo o material foi disponibilizado pela Polícia Federal e argumentou que o fato de se tratar de um material amplo não configura cerceamento de defesa.

PUBLICIDADE

Ao iniciar seu voto pouco antes das 16h30 desta quinta-feira, 11, Zanin disse que seu voto tem algumas centenas de páginas, como os dos colegas, mas não faria uma leitura e só uma "apresentação".

PUBLICIDADE

Com relação à competência do STF para julgar o caso, Zanin destacou que o tema já foi analisado pelo plenário, com centenas de ações julgadas sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro. A decisão do plenário da Corte máxima também foi relembrada quando o ministro afastou a preliminar de uma suposta suspeição do ministro Alexandre de Moraes para analisar o caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
De Virgílio Távora a Elmano: quem foram os governadores do Ceará nos últimos 60 anos
HISTÓRIA POLÍTICA
De Virgílio Távora a Elmano: quem foram os governadores do Ceará nos últimos 60 anos
03 de out. de 2026 - 06:00
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (03/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (03/10)
03 de out. de 2026 - 04:00
Vendas de imóveis em Fortaleza e Região Metropolitana crescem 28% e movimentam R$ 5 bilhões
FLASH IMOBILIÁRIO
Vendas de imóveis em Fortaleza e Região Metropolitana crescem 28% e movimentam R$ 5 bilhões
02 de out. de 2026 - 23:24