PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aprovação de Lula supera desaprovação e chega a 50,8%, diz Atlas/Bloomberg

Pesquisa também mediu quais foram os principais acertos e erros do governo na opinião da população

Compartilhe
Aprovação de Lula supera desaprovação e chega a 50,8%, diz Atlas/Bloomberg
Foto: GCMais

Após apresentar queda na última pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir e chegou a 50,8% no novo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 17. São 48,3% os que desaprovam o petista, e 0,9% os que não souberam responder à pergunta.

Essa é a primeira vez desde outubro do ano passado que a aprovação do presidente supera a desaprovação, incluindo a margem de erro das pesquisas. O índice atual também representa a maior subida na aprovação entre duas pesquisas, com 2,9 pontos porcentuais.

Leia também: Avião da Gol com destino a Fortaleza faz pouso de urgência em Petrolina após problema em motor

Apesar da melhora, ainda são maioria os que avaliam o governo Lula negativamente, embora o número tenha caído em comparação ao mês passado.

PUBLICIDADE

São 48% os que o consideram "ruim ou péssimo", uma queda de 3,2 pontos porcentuais. Os que avaliam o governo do presidente como "ótimo ou bom" subiram de 43,7% para os atuais 46,2%. Em agosto, 5,1% achavam o governo "regular", e agora são 5,8% os que têm essa avaliação.

A pesquisa também mediu quais foram os principais acertos e erros do governo na opinião da população. O maior deles, que marcou 84% dos entrevistados considerando correto, foi a gratuidade para todos os remédios e itens da Farmácia Popular. A diferença entre quem aprova e quem desaprova a medida é de 72 pontos porcentuais positivos.

PUBLICIDADE

As outras duas decisões que figuram no topo da lista são a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil mensais, com 69 pontos porcentuais de saldo positivo, e a retirada de garimpeiros das reservas indígenas e ambientais, com 63%.

PUBLICIDADE

Já entre os maiores erros, estão o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) com saldo de 18 pontos porcentuais negativos, a cota de emprego para detentos ou ex-detentos em licitações públicas, com 12 pontos porcentuais de saldo negativo, e a conhecida "taxa das blusinhas" como a pior da lista, com 28 pontos porcentuais negativos.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 7.291 pessoas, em questionários online, entre os dias 10 e 14 de setembro. A margem de erro é de 1 ponto porcentual, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Avião da Gol com destino a Fortaleza faz pouso de urgência em Petrolina após problema em motor
SUSTO
Avião da Gol com destino a Fortaleza faz pouso de urgência em Petrolina após problema em motor
23 de out. de 2026 - 21:16
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
SEGUNDO TURNO
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
22 de out. de 2026 - 18:24
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
22 de out. de 2026 - 18:20