O Cuca Jangurussu, em Fortaleza, receberá um mutirão da saúde na próxima quarta-feira (24), das 18h às 22h, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. A iniciativa disponibilizará serviços gratuitos voltados para prevenção de doenças, cuidados básicos e rodas de conversa sobre saúde.
Durante o mutirão, a população terá acesso à testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também serão distribuídos preservativos, lubrificantes e autotestes de HIV, com orientação adequada sobre o uso. Além disso, haverá vacinação para pessoas que se enquadrem nos critérios das campanhas em andamento, incluindo imunização contra tétano, gripe, COVID-19, HPV, hepatite B, tríplice viral e meningite.
A programação inclui rodas de conversa com temas diversos, como prevenção ao câncer de mama, saúde do adolescente, que contará com atividades e jogos educativos, e saúde mental. A ação contará ainda com o “ônibus colorido”, veículo que integra as campanhas itinerantes de saúde promovidas pela Prefeitura em diferentes pontos da cidade, oferecendo serviços e informações sobre cuidados preventivos à população.
O mutirão da saúde no Cuca Jangurussu faz parte das ações da Prefeitura de Fortaleza voltadas para ampliar o acesso da população a serviços de saúde preventiva e orientar sobre hábitos saudáveis, promovendo conscientização e cuidados que podem contribuir para a redução de doenças e para o bem-estar da comunidade.
Leia também | Vai faltar água em Fortaleza nesta semana? Cagece anuncia nova paralisação do abastecimento em cidades cearenses; confira
Serviço:
Mutirão da Saúde no Cuca Jangurussu Data: Quarta-feira, 24 de setembro Horário: 18h às 22h Local: Cuca Jangurussu, Fortaleza
Governo do Ceará reforça campanha de vacinação contra o sarampo
O Governo do Ceará está reforçando a campanha de vacinação contra o sarampo, que integra o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no estado, principalmente na faixa etária de 1 a 59 anos. A campanha segue até o dia 30 de setembro e contará com um Dia D de mobilização neste sábado (20), com a vacina disponível em todas as unidades básicas de saúde e salas de vacinação do Ceará.
A coordenadora estadual de imunização, Ana Karine Borges, alerta para a necessidade do reforço. Ela destaca que, apesar do Brasil ter recebido em 2024 a certificação de eliminação do sarampo, casos voltaram a aparecer, como no estado do Tocantins. “Isso remete um alerta para o estado do Ceará reforçar suas estratégias de vacinação, no intuito de buscar aquelas crianças, aquela população jovem também, adultos, que ainda não completou o seu esquema de vacinação ou que está com a vacinação em atraso ou não lembra se tomou a vacina”, pontua.
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível e potencialmente grave, que causa febre, manchas vermelhas pelo corpo e pode provocar complicações sérias. O Ceará recebeu mais de 84 mil doses das vacinas tríplice viral, dupla viral e tetra viral.
Ana Karine lembra que houve redução da cobertura vacinal nos anos de 2021 e 2022, chegando a apenas 70% ou 75%, deixando crianças – especialmente as menores de cinco anos – com a vacinação em atraso.
De acordo com dados das autoridades sanitárias, entre 2020 e 2025, o Ceará registrou 335 notificações de casos suspeitos para a doença, dos quais 11 foram confirmados, sendo o último em maio de 2022. “Lembrar que a vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde, em todos os postos. Somente no mês de setembro, foram distribuídas mais de 84 mil doses de vacinas aos municípios”, reforçou Ana Karine. Ela destaca ainda que a população de até 29 anos precisa comprovar duas doses de vacinas contra o sarampo, enquanto pessoas de 30 até 59 anos de idade precisam comprovar uma dose da vacina.




