O governador do Ceará, Elmano de Freitas, voltou a responder críticas feitas pelo ex-ministro Ciro Gomes sobre a segurança pública no estado. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (22), durante a entrega de novas viaturas e equipamentos destinados às guardas municipais de 65 cidades cearenses, em solenidade realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Ao comentar recentes declarações de Ciro sobre a área da segurança, Elmano contestou a afirmação de que o atual governo teria contratado apenas 100 delegados para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ao longo do mandato.
“Acabou o tempo que o Ciro podia dar dado errado e ninguém contestava. No debate nós vamos presenciar exatamente e desfazer todos os dados errados que muitas vezes costuma dar. Um deles é dizer que em 10 anos não teve concurso para delegado. Mentira tem perna curta. Comigo será ainda menor”, declarou o governador.
A fala ocorreu durante um evento voltado ao reforço da estrutura das guardas municipais e ao fortalecimento das ações integradas de segurança no Ceará.
Governo do Ceará entrega viaturas para 65 municípios
Durante a solenidade, o Governo do Ceará entregou 101 novas viaturas, além de 847 rádios comunicadores fixos e móveis e mais de mil tonfas para guardas municipais de diferentes regiões do estado.
Segundo o governo estadual, os equipamentos devem ampliar a capacidade operacional das corporações municipais e fortalecer o patrulhamento preventivo nas cidades beneficiadas.
A estratégia faz parte da política de integração entre forças municipais e estaduais de segurança, envolvendo a atuação conjunta com a Polícia Militar e a Polícia Civil em operações e ações preventivas.
O evento reuniu prefeitos, secretários e representantes de dezenas de municípios no Centro Integrado de Segurança Pública, equipamento considerado estratégico para a articulação das forças de segurança no estado.
Fortaleza está entre as cidades contempladas
Entre os municípios beneficiados está Fortaleza, que receberá cinco novas viaturas, além de rádios comunicadores e outros equipamentos destinados à Guarda Municipal.
A expectativa é que os veículos sejam incorporados imediatamente às operações de patrulhamento e apoio à segurança urbana na capital.
Os rádios comunicadores também devem ampliar a integração operacional entre equipes em campo, facilitando o acionamento rápido durante ocorrências e fortalecendo a comunicação entre agentes municipais e forças estaduais.
Investimento em segurança ultrapassa R$ 15 milhões
O pacote anunciado pelo Governo do Ceará representa investimento superior a R$ 15 milhões em equipamentos voltados à segurança pública municipal.
Nos últimos anos, o debate sobre o fortalecimento das guardas municipais ganhou espaço no Ceará diante da ampliação das demandas por patrulhamento urbano e apoio às ações preventivas em cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza.
A gestão estadual tem defendido a integração entre municípios e forças estaduais como uma das estratégias para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança.
Equipamentos começam a ser usados imediatamente
De acordo com o Governo do Ceará, os veículos e equipamentos entregues nesta sexta-feira começam a ser utilizados imediatamente pelas guardas municipais contempladas.
A expectativa do governo é ampliar a presença das forças de segurança nos municípios e reforçar o trabalho preventivo desenvolvido pelas corporações locais.
Além do reforço operacional, o estado aposta na atuação integrada entre diferentes órgãos de segurança como uma das principais medidas para fortalecer o enfrentamento à criminalidade em todo o Ceará.




