O governador Elmano de Freitas (PT) iniciou o segundo dia de campanha à reeleição com uma caminhada no bairro Vila União, em Fortaleza, nesta segunda-feira (17). A agenda contou com a presença da vice-governadora Gabriella Aguiar (PSD), do prefeito Evandro Leitão (PT), do candidato à suplência ao Senado Chagas Vieira (PDT) e de candidatos a deputado estadual e federal.
Durante o percurso, Elmano conversou com moradores sobre ações realizadas durante a gestão e sobre iniciativas que pretende desenvolver em um eventual novo mandato.
A caminhada ocorreu após o primeiro dia de campanha, que, segundo o governador, teve atividades até mais tarde. Ele afirmou que pretende manter a presença nas ruas ao longo do período eleitoral.
“Ontem fomos até tarde (com as agendas) e agora de manhã já estamos aqui no Vila União. E assim vai ser a campanha inteira. Pé na rua, ouvindo o nosso povo, ouvindo sugestão. É assim mesmo, o governador tem que estar na rua ouvindo o nosso povo e assim como nós sempre fizemos, vamos continuar a fazer”, afirmou Elmano na ocasião.
Elmano de Freitas destaca contato com moradores
Durante a caminhada, o governador também comentou sobre a receptividade encontrada entre os moradores e associou isso à continuidade da parceria entre as administrações estadual e federal.
“Eu fico muito feliz de ver o nosso povo cheio de esperança para eleger o Lula de novo presidente e o Elmano governador para trabalharem juntos, para fazer ainda mais”, declarou.
A agenda reuniu integrantes da chapa e apoiadores da coligação que acompanha a candidatura de Elmano.
A participação popular foi apresentada por Elmano como parte da estratégia adotada durante a campanha. Segundo ele, a intenção é manter atividades nas ruas para ouvir sugestões e demandas da população.
Agenda segue com entrevistas e carreata
Depois da caminhada no Vila União, a agenda de campanha de Elmano de Freitas prevê entrevistas e uma carreata em Fortaleza ainda nesta segunda-feira (17).
A atividade está marcada para as 19h30, no bairro Vicente Pinzón. A concentração será na Avenida Vicente de Castro, número 6970.
A agenda reúne atividades em diferentes pontos da capital durante o segundo dia de campanha do governador, que busca a reeleição ao Governo do Ceará.
Campanha eleitoral iniciou oficialmente nas ruas
A propaganda eleitoral das Eleições 2026 começou oficialmente neste domingo (16), tanto nas ruas quanto na internet. Com isso, candidatos, partidos, federações e coligações já podem pedir votos e divulgar suas campanhas, mas precisam respeitar regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre materiais impressos, eventos, redes sociais, inteligência artificial, mensagens e outras formas de comunicação.
Entre as atividades permitidas estão caminhadas, carreatas, distribuição de santinhos, uso de bandeiras e realização de comícios, dentro dos horários e condições definidos pela legislação. Na internet, também estão autorizadas campanhas em sites, blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens.
Nas ruas, candidatos e partidos podem distribuir santinhos, folhetos, adesivos e outros materiais gráficos. Também são permitidas caminhadas, passeatas e carreatas, com ou sem carro de som ou minitrio.
Bandeiras e mesas para distribuição de material podem ser utilizadas em vias públicas, desde que sejam móveis e não prejudiquem a circulação de pessoas ou veículos. Os materiais impressos precisam apresentar informações sobre quem produziu e contratou a propaganda, incluindo CNPJ ou CPF e a tiragem.
Alto-falantes e amplificadores podem funcionar das 8h às 22h, até 3 de outubro, desde que respeitem distância mínima de 200 metros de determinados locais, como hospitais, escolas, igrejas, tribunais, quartéis e sedes dos Poderes Executivo e Legislativo.
Os comícios e o uso de aparelhagem de sonorização fixa são permitidos das 8h à meia-noite, até 1º de outubro. O comício de encerramento pode ter duração ampliada por mais duas horas.




