A atriz Adriana Esteves declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das Eleições 2026. Sem perfis próprios nas redes sociais, ela apareceu em um vídeo publicado no Instagram da também atriz Claudia Abreu nesta quinta-feira (8).
Na gravação, Adriana afirma que decidiu votar no candidato petista por acreditar em um país melhor. “Eu, como mulher e cidadã, e por querer e acreditar num Brasil melhor, meu voto é no Lula. Bora, Lula”, declarou. Ao final da fala, a atriz fez o “L” com a mão.
A manifestação ocorre durante a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL) pela Presidência da República. Os dois chegaram ao segundo turno após o resultado de 4 de outubro. Flávio terminou a primeira etapa com 47,03% dos votos válidos, enquanto Lula teve 45,16%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação do segundo turno está marcada para 25 de outubro.
Claudia Abreu publica mensagem sobre declaração
Na legenda, Claudia Abreu afirmou que a colega havia declarado apoio a Lula e comentou sobre a participação de artistas no debate eleitoral.
Claudia destacou que artistas não recebem pagamento para fazer esse tipo de manifestação e afirmou que o posicionamento político pode trazer consequências negativas no mundo profissional. Na mensagem, ela também justificou a defesa da candidatura à defesa da democracia, dos direitos das minorias, da ciência, da cultura, da educação e da ecologia. “Extrema direita não!”, escreveu ao final da mensagem.
A manifestação de Adriana faz parte de uma sequência de declarações públicas de artistas durante a campanha para o segundo turno. Vídeos, fotografias e mensagens de apoio a Lula foram publicados por diferentes nomes da música, televisão e cinema.
Outros artistas declararam voto em Lula
Entre os artistas que anunciaram apoio a Lula está Maria Bethânia. Em 12 de setembro, durante apresentação no Coala Festival, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a cantora declarou voto no petista.
No dia seguinte, Caetano Veloso fez o gesto de “L” durante um show do Sesc no Taguaparque, em Taguatinga, no Distrito Federal, e disse “bora, Lula”.
Ainda no primeiro turno, as atrizes Betty Gofman, Claudia Abreu e Malu Mader e os atores Chico Diaz, Gregorio Duvivier e Paulo Betti também declararam apoio ao candidato. O cantor Tony Bellotto esteve entre os nomes que se posicionaram.
Leona Cavalli, Maria Flor, Mel Maia e Sonia Braga publicaram manifestações nas redes sociais. Na música, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Xamã também divulgaram mensagens relacionadas à eleição.
Chico Buarque, o cineasta Kleber Mendonça Filho, o apresentador Neto e Daniela Mercury já haviam declarado voto em Lula.
Ivete Sangalo também fez o sinal de “L” durante um show realizado em Belo Horizonte, em 19 de setembro. Na ocasião, a cantora tinha 36,2 milhões de seguidores no Instagram. Mel Maia, por sua vez, reunia 21,4 milhões de seguidores na plataforma.
Manifesto reuniu artistas e profissionais da cultura
Em 17 de setembro, centenas de artistas, intelectuais e produtores assinaram o manifesto “A cultura está com Lula e pede mudanças”.
O documento defendeu mudanças na política cultural federal e a abertura de um novo ciclo para o Ministério da Cultura. Entre os signatários estavam Glória Pires, Caio Blat, Fernando Morais, Chico César e Lirinha.
Após o primeiro turno, outras manifestações também foram publicadas em defesa da candidatura de Lula.
Sophie Charlotte se dirigiu a eleitores que ainda estavam indecisos ou que se identificavam com posições de centro e de direita. Ela pediu que esse público considerasse as demandas dos estudantes e terminou a declaração pedindo voto em Lula no dia 25 de outubro.
Alice Carvalho também publicou uma mensagem sobre a disputa. A atriz afirmou que, em sua avaliação, o cenário eleitoral poderia afetar a manutenção de direitos e pediu que os eleitores votassem em Lula.
Bruna Griphao, por outro lado, propôs que os eleitores refletissem sobre o país que desejam construir depois da eleição, além da polarização entre os dois candidatos. Ela também falou sobre a preservação de direitos e declarou voto em Lula.
Gabriela Loran pediu que os eleitores observassem as pessoas e grupos próximos aos candidatos, além de suas declarações e posições sobre direitos.
Anny Gabrielly citou políticas públicas, o fim da escala 6x1 e outras questões políticas para explicar sua decisão de voto. Ao final, afirmou que votará em Lula.
Adriana mantém carreira longe das redes sociais
A declaração política ocorre em um momento em que Adriana Esteves mantém distância das redes sociais. A atriz já falou publicamente sobre evitar esse ambiente para não lidar diretamente com as críticas relacionadas ao trabalho.
Conhecida por interpretar personagens de televisão, Adriana ganhou destaque nacional em diferentes produções. Um dos papéis mais lembrados é Carminha, vilã de Avenida Brasil, exibida em 2012.
A atriz também interpretou Mércia em Mania de Você, produção da faixa das 21h. Ao falar sobre personagens com características ambíguas e comportamentos considerados difíceis, Adriana afirmou que esses trabalhos estão entre suas principais realizações profissionais.
Em entrevistas anteriores, ela explicou que prefere não acompanhar diretamente as reações nas redes sociais para evitar ansiedade.
O segundo turno das Eleições 2026 será realizado em 25 de outubro, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.




