A decisão foi oficialiada em uma reunião online nesta segunda-feira (4)
PT e partidos da oposição fecham apoio a Baleia Rossi (MDB) para presidência da Câmara
Nesta segunda-feira (4), os presidentes e líderes dos partidos de oposição PCdoB, PDT, PSB, PT e Rede confirmaram, em reunião pela internet, a decisão de apoiarem a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2021/2022, a partir dos compromissos assumidos por ele na semana passada.

Leia também | José Sarto empossa novo secretariado da Prefeitura de Fortaleza
Em nota divulgada após a reunião, o Partido dos Trabalhadores diz que “esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados”, mas afirma que “ela se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora” da Casa. Para o líder da legenda na Câmara, deputado Ênio Verri (PT-PR), “se Bolsonaro ganhar a presidência da Câmara, isso será muito ruim para o Brasil e toda sua população”.
Verri lembra que Baleia Rossi unifica os partidos de oposição e enfatiza os compromissos assumidos pelo deputado do MDB em defesa da democracia, dos trabalhadores e de uma renda emergencial durante o enfrentamento da pandemia.
A #FrenteAmpla ficou ainda maior. O PT anunciou apoio a nossa candidatura. É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte!
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) January 4, 2021
Leia também | Pandemia fez Supremo deixar pautas explosivas na gaveta
Em um manifesto também divulgado nesta tarde, os partidos de oposição afirmaram que desejam construir para a futura Mesa Diretora da Câmara dos Deputados uma plataforma de compromissos que objetive garantir o acesso universal à vacina contra o coronavírus, o fim do arrocho salarial, o apoio à agricultura familiar e a tributação da renda dos mais ricos, dentre outros.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Guarda Municipal faz escolta de ônibus na região da Barra do Ceará após chacina

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto após volta ao RJ e goleiro tem carro baleado

Posto de combustíveis acumula prejuízos após sequência de ações criminosas
