Os pesquisadores analisaram dados de 12 ensaios clínicos de vacinas anticovid com um total de 45.380 voluntários
Covid-19: maioria das reações adversas após vacina é psicológica, conclui estudo
Estudo conduzido por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, apontou que as reações adversas após a vacina contra Covid-19 foram psicológicos em mais de dois terços dos voluntários. A pesquisa foi publicada na última terça-feira (18) no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA Open Network). O efeito nocebo — oposto ao do placebo — ocorre quando um indivíduo experimenta reações desagradáveis sem que elas tenham relação específica com um fármaco.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Reações adversas da vacina contra a Covid-19
Os pesquisadores analisaram dados de 12 ensaios clínicos de vacinas anticovid com um total de 45.380 voluntários. Cerca de metade toma uma injeção de soro fisiológico (placebo), na maioria dos casos, e a outra metade recebe a vacina. Os voluntários não sabem o que tomaram até o fim do estudo.
Os resultados mostram que 35% dos participantes que tomaram uma injeção de placebo relataram efeitos adversos após a primeira dose — principalmente dor no corpo, febre e cansaço. No grupo que tomou a vacina, 46% declararam ter experimentado algum efeito adverso sistêmico.
Os pesquisadores do Programa de Estudos Placebo do Centro Médico Beth Israel Deaconess fizeram análises e cálculos e conseguiram estimar que o efeito nocebo esteve presente em 76% de todas as reações adversas entre quem tomou a vacina.
Na segunda dose, houve menos relatos de efeitos adversos, o que levou os pesquisadores a suspeitar que os participantes dos estudos já se anteciparam, eventualmente até se medicando antes de surgirem os sintomas.
Vale lembrar que as bulas das vacinas anti-Covid trazem como reações adversas comuns dor no local da aplicação, cansaço, febre, dores musculares e de cabeça, náuseas, entre outras. Cabe ressaltar ainda que todas elas costumam ser de leve intensidade e se resolvem sozinhas até o dia seguinte.
Leia mais | Conheça os efeitos colaterais das vacinas contra a Covid-19 em uso no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Leo Couto anuncia convocação de aprovados no concurso da Câmara de Fortaleza

Jubileu do Mundo da Política reúne autoridades cearenses em celebração no santuário de adoração

Participação do Papa nas celebrações de Páscoa no Vaticano ainda é incerta
