SAÚDE

Dor na lombar: saiba onde fazer avaliação e pilates de graça

Para participar, a pessoa deve preencher alguns critérios, tais como: ter entre 18 e 60 anos de idade e sentir dor na lombar por mais de 3 meses.

Compartilhe:
21 de março de 2023
Portal GCMAIS

Um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), está disponibilizando uma avaliação para pessoas com dor na lombar e pilates gratuito. A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Pilates Clínico, pelo Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade da UFC.

Dor na lombar: saiba onde fazer avaliação e pilates de graça
Foto: Reprodução

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  <<<

Segundo Victor Bruno, aluno de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade Humana, que está à frente da pesquisa, a ideia do projeto atual se inspirou no projeto anterior, que tratou 132 pacientes, baseados nos exercícios do método pilates. Ele ressalta que o objetivo é investigar a qualidade de movimento dentro de alguns exercícios do método pilates em participantes com dor lombar crônica; avaliar o grau de ativação muscular de alguns grupos musculares e observar como a dor se comporta entre cada exercício.

Pesquisa sobre dor na lombar

A pesquisa será concluída, de acordo com Victor Bruno, quando for completado o número máximo de participantes, ou seja, 40. Por dia, são atendidas duas pessoas. Para que a pesquisa obtenha sucesso, é importante a divulgação para pessoas que sintam dor lombar e que tenham dificuldade de ter atendimento na rede pública ou privada. Para participar da pesquisa, a pessoa deve preencher alguns critérios, tais como: ter entre 18 e 60 anos de idade e sentir dor na lombar por mais de 3 meses.

Leia também | Saiba por que 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.