POLÍTICA

STF retoma julgamento do ex-presidente Collor nesta quinta-feira (18); entenda o processo

Corte tem dois votos favoráveis para condená-lo pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Compartilhe:
18 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, nesta quinta-feira (18). A Corte tem dois votos favoráveis para condená-lo pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

STF retoma julgamento do ex-presidente Collor nesta quinta-feira (18); entenda o processo
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<

O relator Edson Fachin votou para fixar uma pena de 33 anos, dez meses e dez dias de reclusão em regime inicial fechado. O voto foi anunciado na quarta-feira (17). O ministro Alexandre de Moraes seguiu o voto do membro do STF. Faltam os votos de oito ministros.

Conforme o processo, além da pena de prisão, o relator propôs pena de pagamento de multa de cerca de R$ 1,7 milhão e interdição para exercício de cargo ou função pública “pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada”.

O caso em julgamento é uma ação contra o ex-presidente Fernando Collor por supostos recebimentos de propinas em contratos da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. As investigações começaram na Operação Lava Jato e a denúncia foi apresentada em 2015 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceita em 2017 pela 2ª Turma do STF.

Os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014. A PGR acusou o ex-presidente e seu grupo de terem recebido R$ 30 milhões em propina.

Leia mais | Lula é o primeiro presidente a ser eleito três vezes no Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.