A enxaqueca com aura ocorre em 20 a 30% das pessoas que têm enxaqueca comum, principalmente em mulheres
O que é a enxaqueca com aura? Saiba mais sobre essa dor de cabeça
A enxaqueca é uma doença neurológica, muito comum, em que a dor de cabeça é o sintoma predominante. Mas existe também um subtipo do problema: a enxaqueca com aura. Para entender melhor, a enxaqueca é caracterizada por uma dor pulsátil, intensidade de moderada a intensa, geralmente de um lado da cabeça. Além disso, pode surgir sensibilidade à luz e som, náuseas e/ou vômitos, e piora da dor durante atividade física.
“A enxaqueca é só mais uma dos tipos de dor de cabeça que existem. Ela pode ser com aura, quando o paciente vê pontinhos cintilantes, flashes de luz ou pontos escuros. Mas também pode ser seu aura. E essa aura pode vim antes, depois ou durante da dor de cabeça. Mas o comum é que ela venha antes”, explica o clínico geral, Dr. Bruno Bezerra.
Segundo o especialista, quem apresenta a enxaqueca com aura tem maior propensão a desenvolver alguns distúrbios, como depressão, ansiedade e pânico. Já um estudo publicado em 2019 por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e do Centro de Dor de Cabeça e Departamento de Neurologia da Dinamarca, apontou que a enxaqueca com aura está associada a um maior risco de derrames cerebrais (AVCs), enquanto pessoas que apresentam enxaqueca sem aura não têm a mesma tendência.3
Essa pesquisa sugere que alterações estruturais do cérebro são mais prevalentes em pessoas com enxaqueca com aura. Além disso, as alterações no fluxo sanguíneo que ocorrem durante as crises são diferentes em casos de enxaqueca com aura e sem aura.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sintomas da enxaqueca com aura
-Alterações visuais como pontos brilhantes ou pontos pretos em um campo visual;
-Visão turva;
-Flashes luminosos do tipo zigue-zague;
-Formigamentos ou dormência de um lado do corpo;
-Dificuldade para falar;
-Vertigem;
-Paralisia de um membro.
-Esses sintomas têm início gradual e costumam durar em média de cinco minutos até uma hora.
Causas
As causas da enxaqueca com aura ainda não são totalmente esclarecidas. Mas o Dr. Bruno, explica que a aura ocorre quando em uma parte do cérebro, os neurônios trabalham de uma forma muito acelerada.
“Algumas pessoas podem ter o cheiro, o som ou algum alimento como gatilho para começar a ter o quadro de enxaqueca. É muito importante ressaltar que até 30 milhões de brasileiros sofrem com enxaqueca. A mulher chega ter duas vezes mais enxaqueca que o homem. A prevalência aparece em adultos de 25 e 45 anos, mas pode aparecer em um idoso ou até em uma criança”, destaca o Dr. Bruno.
Fatores podem atuar como gatilhos para ter enxaqueca com aura.
-Estresse;
-Oscilações hormonais;
-Mudança climática;
-Alimentação;
-Estímulos luminosos intensos;
-Odores;
-Jejum prolongado;
-Alterações do sono;
-Ingestão de bebida alcoólica.
-Diferenças entre enxaqueca com aura e deslocamento da retina
-Muitas vezes, ao sentir as alterações na visão, as pessoas podem confundir a enxaqueca com um deslocamento da -retina, pois os sintomas são semelhantes.
Tratamento e como evitar
Apesar de não existir um tratamento específico para a enxaqueca com aura, existem diversas formas de aliviar as dores. Mas o ideal é consultar um médico para que o tratamento seja feito de acordo com a intensidade e causa da doença.
Leia mais| Brasil deve ter 17 mil novos casos de câncer no colo do útero até 2025
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.