PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

Ministério da Saúde pretende imunizar 3,2 milhões de pessoas em 2024

Compartilhe
Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil
Foto: GCMais

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, oferecidas sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

O Ministério da Saúde receberá ainda cerca de 600 mil doses gratuitas da fabricante, totalizando 1,32 milhão. Além disso, o governo comprou 5,2 milhões de doses que serão gradualmente entregues até novembro.

Leia também: Santa Casa de Fortaleza realiza mais de 3 mil atendimentos à saúde da mulher em 2026

O total de 6,52 milhões de doses representa a capacidade total disponível no laboratório para este ano. Diante da capacidade limitada de produção da vacina, pouco mais de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas neste ano, já que o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.

PUBLICIDADE

Em 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

Diante da limitada capacidade de produção do laboratório, o Ministério da Saúde acordou, em conjunto com os conselhos das Secretarias de Saúde de estados e municípios, os critérios para a distribuição das doses pelos municípios. As vacinas serão destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior qua 100 mil habitantes.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde detalhará a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. Segundo a pasta, as doses recebidas neste sábado passarão pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Como o Ministério da Saúde pediu prioridade nessas etapas, o desembaraço será concluído ao longo da próxima semana, informou a pasta.

PUBLICIDADE

Pioneirismo brasileiro em oferecer vacina contra a dengue

O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi aprovada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Aprovada pela Anvisa em março do ano passado, a vacina japonesa está disponível em clínicas privadas desde julho. O imunizante pode ser aplicado em pessoas de 4 a 60 anos de idade para prevenir a dengue, independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.

PUBLICIDADE
Leia também
Santa Casa de Fortaleza realiza mais de 3 mil atendimentos à saúde da mulher em 2026
CONSULTAS E EXAMES
Santa Casa de Fortaleza realiza mais de 3 mil atendimentos à saúde da mulher em 2026
21 de out. de 2026 - 22:37
Ceará terá acesso ampliado a medicamentos contra o câncer oferecidos pelo SUS
TRATAMENTO
Ceará terá acesso ampliado a medicamentos contra o câncer oferecidos pelo SUS
21 de out. de 2026 - 09:50
Frotinha da Parangaba inaugura dez leitos de UTI após reforma de R$ 3,5 milhões
INTERNAÇÃO
Frotinha da Parangaba inaugura dez leitos de UTI após reforma de R$ 3,5 milhões
21 de out. de 2026 - 07:34