FIM DO PRAZO

Saiba o que acontece para quem não declarou o Imposto de Renda

Prazo foi encerrado nesta sexta-feira (31) e contribuinte deve ficar atento as consequências

Compartilhe:
1 de junho de 2024
Luciano Augusto

Foi encerrado nesta sexta-feira (31) o prazo para declaração do Imposto de Renda 2024. Quem não entregou dentro do prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74. O valor corresponde a 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o valor do imposto devido na declaração até um teto de 20% do valor do imposto.

Saiba o que acontece para quem não declarou o Imposto de Renda
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

CPF irregular

Outra consequência é para o CPF, que poderá ficar irregular caso o contribuinte não faça a declaração, ainda que fora do prazo e não pague a multa devida. A suspensão desse documento pode várias dificuldades, como contas bancárias bloqueadas, a impossibilidade de fazer financiamentos, empréstimos, tirar passaporte, pedir de cartão de crédito, participar de concursos públicos, entre outros.

Regularização

Para regularizar o CPF, a pessoa entregar a declaração e pagar o Documento de Arrecadação de Recitas Federais (Darf). Ou seja, assim que essa declaração for processada, o CPF já volta à condição normal de ativo.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Pessoas que declararam Imposto de Renda

O total de declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) entregues neste ano foi de 42.421.153, ainda não alcançando a expectativa máxima da Receita Federal (43 milhões), mas ficando acima de 2023, quando 41,2 milhões foram enviadas.

Assim como em todos os anos, um número significativo de brasileiros deixou para entregar o IRPF no fim do prazo. Cerca de 4 milhões de declarações foram enviadas entre os dias 30 e 31 de maio, os últimos para entrega.

O número de envios pode ter subido este ano devido à maior disponibilidade de declarações pré-preenchidas, que facilitam todo o procedimento e alcançaram 75% dos contribuintes. No final, o recurso foi utilizado por 41% dos declarantes.

Leia também | Cesgranrio divulga classificação preliminar para analista bancário do BNB

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.