É possível votar apenas com o e-Título sem a necessidade de apresentar um documento de identidade oficial com foto, caso este possua cadastro biométrico
Saiba como baixar e usar o e-Título no dia da eleição
O aplicativo e-Título, substituto para a versão impressa do título de eleitor, pode ser utilizado como forma de identificação, no dia do 2º turno, por eleitores que já cadastraram a biometria e possuem foto no aplicativo. Aqueles que não tiverem as informações biométrica devem apresentar documento de identidade com foto. Além disso, também é possível utilizar a ferramenta para justificar a ausência e consultar local de votação. A seguir, saiba como baixar o aplicativo e-Título.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Confira o passo a passo de como baixar o aplicativo e-Título:
1. Procure pelo aplicativo do e-Título na PlayStore (smartphone Android) e na AppleStore (IOS) no celular ou no tablet. Em seguida baixe e instale gratuitamente.
2. O eleitor deverá abrir o aplicativo do e-Título, e clicar na opção “Próximo” para seguir o passo a passo. Ele também deve concordar com os termos de uso apresentados pelo app.
3. Em seguida, preencha as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe (se constar) e nome do pai (se constar). No primeiro acesso, deve ser criada uma senha de seis dígitos.
4. O eleitor deve responder ao questionário pessoal para confirmar sua identidade. Após o processo, basta clicar em “Finalizar” e o e-Título estará criado.
5. Para ficar por dentro das últimas novidades sobre as eleições de 2024, entre no menu “Notificações”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como funciona o aplicativo e-Título?
É possível votar apenas com o e-Título sem a necessidade de apresentar um documento de identidade oficial com foto. Contudo, isso só é possível caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico e o aplicativo tenha foto; Essa ferramenta também dá acesso a outras funções como:
- Consultar o local de votação
- Justificar ausência às urnas no dia das eleições e após o pleito
- Fazer a inscrição para ser mesário voluntário
- Emitir certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais
- Gerar guias de multa caso não tenha comparecido aos trabalhos eleitorais ou tenha deixado de votar sem justificativa
Como justificar o voto no e-Título:
1. Na parte inferior da tela, clique em “Mais opções” e depois em “Justificativa de ausência”. O e-Título terá opção de justificar a ausência do eleitor no dia da votação (das 8h às 17h) por meio do geolocalizador do celular, que venha comprovar que o mesmo esteja fora do domicílio eleitoral.
2. Preencha os dados e clique em “Próximo” até concluir. Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho. Após a eleição, também será possível justificar o voto pelo aplicativo e-Título em até 60 dias.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.