O problema foi identificado em embalagens dos sabores Morango & Banana e Laranja & Banana durante análises de qualidade de rotina.
Nestlé recolhe “lanchinho” da Mucilon das prateleiras por altos níveis de toxina
A Nestlé Brasil anunciou o recolhimento de lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da linha Mucilon, após a detecção de níveis elevados de aflatoxina, substância tóxica produzida por fungos, em quantidades superiores ao permitido pela legislação brasileira. O problema foi identificado em embalagens dos sabores Morango & Banana e Laranja & Banana durante análises de qualidade de rotina.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A empresa emitiu um comunicado informando que o consumo prolongado de alimentos contaminados com níveis elevados de aflatoxina pode trazer riscos à saúde, incluindo possíveis danos ao fígado. No entanto, a Nestlé esclareceu que os níveis detectados nos produtos estão muito abaixo da quantidade necessária para causar intoxicação aguda, ressaltando que seria necessário o consumo diário de grandes quantidades do produto (18 kg) durante semanas para provocar reações imediatas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Nestlé já suspendeu a distribuição e comercialização dos lotes afetados. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também determinou a proibição da venda, distribuição e uso dos produtos impactados.
Os consumidores que possuem pacotes dos sabores afetados devem:
- Evitar o consumo do produto.
- Entrar em contato com a Nestlé pelos canais de atendimento:
- E-mail: faleconosco@primeirolanchinho.com.br
- Telefone: 0800-761-2500 (segunda a sexta, das 8h às 17h).
A empresa reforçou que o recall é restrito aos lotes específicos e que nenhum outro produto da marca foi afetado.
As aflatoxinas são micotoxinas produzidas por fungos do gênero Aspergillus, comuns em alimentos armazenados em ambientes quentes e úmidos. Embora sejam encontradas em pequenas quantidades na natureza, níveis elevados podem ser prejudiciais à saúde humana, especialmente quando o consumo é prolongado.
Caso você possua um dos produtos indicados no recall, siga as orientações da Nestlé para obter a substituição ou o reembolso. A Anvisa recomenda que consumidores estejam atentos aos produtos adquiridos e denunciem irregularidades às autoridades competentes.
Este caso reforça a importância das análises de qualidade e do monitoramento rigoroso na cadeia de produção alimentícia para garantir a segurança do consumidor.
Leia também |Ceará recebe alerta de chuvas intensas de até 50 mm por dia em 43 municípios; veja a lista
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.