PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula está consciente e tranquilo, mas deve permanecer 48 horas na UTI, diz Paulo Pimenta

O ministro afirmou que o procedimento foi bem-sucedido, e que Lula não apresenta sequelas

Compartilhe
Lula está consciente e tranquilo, mas deve permanecer 48 horas na UTI, diz Paulo Pimenta
Foto: GCMais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está consciente e tranquilo após realizar uma cirurgia na madrugada desta terça-feira (10) para drenar um hematoma no crânio, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro afirmou que o procedimento foi bem-sucedido, e que Lula não apresenta sequelas, mas que deverá ficar 48 horas na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Segundo o ministro, após esse período será possível ter uma posição mais clara sobre quando ele poderá retornar a Brasília.

Leia também: Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno

Lula está consciente e tranquilo, mas deve permanecer na UTI

A cirurgia ocorreu nesta segunda-feira, 9, no mesmo hospital, em São Paulo, após a detecção do hematoma em exames realizados no dia anterior. Pimenta reforçou que o procedimento foi necessário para estabilizar a saúde do presidente e que novas atualizações sobre sua recuperação serão divulgadas nas próximas horas.

PUBLICIDADE

Confira na íntegra o boletim médico emitido na madrugada desta terça-feira (10) pelo Hospital Sírio-Libanês sobre o estado de saúde de Lula:

PUBLICIDADE

“Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite (09/12) no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10.

Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI.

PUBLICIDADE

O boletim médico atualizado será emitido pela manhã. Coletiva de imprensa será realizada pela manhã também.

PUBLICIDADE

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Dr. Luiz Francisco Cardoso Diretor de Governança Clínica

PUBLICIDADE

Dr. Álvaro Sarkis Diretor Clínico”

PUBLICIDADE
Leia também
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
SEGUNDO TURNO
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
22 de out. de 2026 - 18:24
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
22 de out. de 2026 - 18:20
Jornada de trabalho 5x2 vai entrar em vigor no Brasil; veja quando começa e o que muda para os trabalhadores
Brasil
Jornada de trabalho 5x2 vai entrar em vigor no Brasil; veja quando começa e o que muda para os trabalhadores
21 de out. de 2026 - 18:26