UNIVERSO

Alinhamento Planetário: seis planetas se alinham no céu em raro fenômeno astronômico

Embora raro, grande parte dos planetas envolvidos poderá ser vista a olho nu

Compartilhe:
20 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

Janeiro está proporcionando um espetáculo único para os amantes da astronomia. Seis planetas do Sistema Solar — Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — estão atualmente alinhados ao redor do Sol em um raro fenômeno conhecido como “Alinhamento Planetário”. O evento, que atinge seu ápice nesta terça-feira (21), promete encantar observadores em todo o mundo.

Alinhamento Planetário: seis planetas se alinham no céu em raro fenômeno astronômico
Foto: Pexels

Embora raro, grande parte dos planetas envolvidos poderá ser vista a olho nu, como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. No entanto, Urano e Netuno exigirão o uso de telescópios ou binóculos. No Brasil, o fenômeno será visível no final da noite, pouco antes do nascer do Sol.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Como observar o fenômeno

Aqueles interessados em testemunhar o evento podem contar com o auxílio de aplicativos como o Sky Tonight, que indica os melhores locais para observação e identifica os planetas no céu. Esses aplicativos utilizam a posição atual dos planetas e ajudam a prever o melhor horário para vê-los.

Segundo especialistas, a observação ideal depende de um céu claro e sem nuvens. Para visualizar os planetas, o astrônomo Kevin Williams, diretor do planetário da Universidade Estadual de Buffalo, recomenda olhar para o céu algumas horas após o pôr do sol. Marte, Júpiter e Saturno serão facilmente identificados pelo brilho intenso e característico: Marte, por exemplo, exibe uma coloração laranja-avermelhada, enquanto Vênus e Saturno brilharão mais ao sudoeste.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Alinhamento Planetário

O alinhamento ocorre porque os planetas orbitam o Sol ao longo de uma linha imaginária chamada eclíptica. Esse plano foi formado durante o nascimento do Sistema Solar, a partir de um disco de poeira e gás que orbitava a estrela central.

O alinhamento planetário será visível durante as próximas semanas, com Marte brilhando intensamente por estar em oposição direta ao Sol. Em fevereiro, Mercúrio também se juntará ao espetáculo, completando sete planetas no alinhamento. No entanto, conforme a primavera avança, os planetas começarão a se dispersar gradualmente.

Este raro evento astronômico é uma oportunidade única para contemplar a grandiosidade do Sistema Solar. A recomendação é aproveitar noites claras e locais afastados da poluição luminosa para apreciar o fenômeno em todo o seu esplendor.

Leia também | Cagece disponibiliza 64 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.