PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quem era a turista de SP morta em desabamento de igreja em Salvador

O prédio é um dos mais expressivos monumentos do barroco nacional

Compartilhe
Quem era a turista de SP morta em desabamento de igreja em Salvador
Foto: GCMais

O desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, provocou a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, na tarde desta quarta-feira, 5. A vítima era turista da cidade de Ribeirão Preto, interior paulista, e estava visitando o prédio histórico quando houve o colapso das estruturas do local.

Em nota, a Polícia Civil da Bahia afirma que investiga a morte de Giulia por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a Defesa Civil de Salvador, o espaço central da igreja cedeu durante um momento em que o templo estava aberto e recebia fiéis.

Leia também: Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno

Além de Giulia, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo dois alemães, identificados pelo Corpo de Bombeiros como:

PUBLICIDADE
  • Heidemarie Gudurun: 79 anos
  • Karl Heinz: 63 anos

Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros e, na sequência, encaminhados para uma unidade de saúde local.

PUBLICIDADE

Todos, segundo as autoridades locais, sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte, informou a Polícia Civil, em nota. "Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os laudos periciais serão essenciais para esclarecer as causas do acidente."

Quem era a turista de SP morta em desabamento de igreja em Salvador

A igreja São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", foi construída no início do século 18 no centro histórico de Salvador. Seu interior é revestido de ouro e ela é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. O prédio é um dos mais expressivos monumentos do barroco nacional e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, o templo é um dos principais pontos turísticos do centro de Salvador e conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado, com detalhes luxuosos. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.

Parte do teto do templo, localizado no Pelourinho, região do Centro Histórico de Salvador, desabou na tarde desta quarta-feira, 5. O acidente provocou a morte de Giulia Panchoni Righetto, 26 anos, paulista de Ribeirão Preto. Outras seis pessoas ficaram feridas, de acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros da Bahia.

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), afirma que vai investigar a morte de Giulia, que tinha viajado a Salvador como turista e estava visitando local no momento em que o teto colapsou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a Defesa Civil de Salvador, o espaço central cedeu durante um momento em que o templo estava aberto e recebia fiéis. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os destroços dentro do prédio que fica na região do Pelourinho. A área onde as missas são celebradas ficou coberta por pedaços de madeira que integravam o teto do prédio.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local do acidente para prestar atendimento às vítimas e realizar buscas na área, que ficou tomada pelos escombros. Equipes do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi deslocado para o local e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado.

Os feridos foram socorridos e encaminhados para um hospital local. Segundo as autoridades, todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte, segundo a Polícia Civil, em nota. “Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os laudos periciais serão essenciais para esclarecer as causas do acidente”.

PUBLICIDADE
Leia também
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
SEGUNDO TURNO
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
22 de out. de 2026 - 18:24
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
22 de out. de 2026 - 18:20
Jornada de trabalho 5x2 vai entrar em vigor no Brasil; veja quando começa e o que muda para os trabalhadores
Brasil
Jornada de trabalho 5x2 vai entrar em vigor no Brasil; veja quando começa e o que muda para os trabalhadores
21 de out. de 2026 - 18:26