As ações, realizadas por equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, resultaram em expressivo número de resgates e prisões
Ceará realiza resgates de quase 12 mil animais em 2024 em operações contra maus-tratos e crimes ambientais
Em 2024, as Forças de Segurança do Ceará resgataram 11.842 animais em operações voltadas para o combate aos maus-tratos e a prevenção de crimes ambientais. As ações, realizadas por equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, resultaram em expressivo número de resgates e prisões, refletindo o crescente esforço em proteger a fauna local e combater práticas criminosas no estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entre as ocorrências atendidas, 1.112 estavam relacionadas ao artigo 32 da Lei 9.605, que criminaliza abusos e maus-tratos a animais. Somente em Fortaleza, foram registrados 522 acionamentos, enquanto no Interior Sul, 247 casos foram atendidos. Esses números refletem o aumento da conscientização da população sobre a importância da proteção animal e das leis ambientais.
O Corpo de Bombeiros foi responsável pela maior parte dos resgates, com 9.888 animais salvos, sendo a maioria serpentes (5.950 resgates), seguidas por gatos (1.391), iguanas e lagartos (915). Outros animais, como cassacos e cães, também foram retirados de situações de risco. Por outro lado, o BPMA resgatou 1.583 animais em suas operações de combate a crimes ambientais.
Além disso, a DPMA realizou 25 prisões e lavrou 62 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) contra suspeitos de crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres. No total, 371 animais foram resgatados por essa unidade especializada. As operações também resultaram em 51 prisões em flagrante por maus-tratos a animais, representando um aumento de 8,5% em comparação com 2023, quando 47 prisões foram registradas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para continuar as ações de prevenção e resgate de animais. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193, com o BPMA pelo telefone (85) 3101-3545 / 3101-3577, ou com a DPMA pelo telefone (85) 3247-2630 ou 190.
Dicas de prevenção e cuidados com animais
- Mantenha distância e observe os animais. Não interaja com eles para evitar estresse e comportamentos agressivos.
- Em caso de avistamento de animais silvestres em risco ou em áreas urbanas, contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, que possuem equipes especializadas.
- Não alimente animais silvestres para evitar que se aproximem de áreas residenciais e gerem conflitos.
- Verifique se sua residência possui aberturas que possam permitir a entrada de animais, como cobras, especialmente em regiões próximas a áreas verdes.
- Incentive a comunidade a adotar práticas de respeito aos animais e prevenção de riscos.
Leia também |Exportações do setor mineral cearense crescem 6% em 2024, com destaque para quartzitos e mármore
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.